1ª ExpoSALT (1999)

MSXRio’1999: Realizada em conjunto com a 1ª Edição da ExpoSALT em 28 e 29 de janeiro de 1999 na Escola de Engenharia da UFF

“- Pôxa, você acha que consegue um espaço melhor para fazermos um encontro de MSX, na UFF?

– Acho que sim, mas… Estava pensando… O que você acha da gente expandir esse encontro e fazer um encontro de sistemas alternativos?”

Essa conversa foi travada em setembro de 1998, num congresso de matemática em Caxambú, Minas Gerais. Dali foi dado o pontapé inicial para que a MSXRio unisse a esta nova proposta, de fazer parte de algo maior, um encontro de usuários de sistemas alternativos. Dali foram 4 meses de intensa correria, para conseguir o espaço, organizar todo o evento, procurar palestrantes, calcular preço da entrada do evento para cobrir gastos, fazer divulgação, entre tantas coisas. E éramos quatro. Tivemos a ajuda preciosa de vários amigos, mas na organização, éramos quatro.

No evento, tivemos um bom espaço para o MSX. Muitos ficaram curiosos para ver “aquele micro obsoleto“, e os queixos caíam no chão ao verem um vídeo EVA sendo tocado no Turbo-R. E ao mesmo tempo, mal conseguíamos dormir entre um dia e outro, devido ao cansaço. Além da já tradicional visita dos amigos MSXzeiros de São Paulo, algumas “figuras” do cenário MSXzeiro de outrora apareceram no evento, dando o ar da graça. Mas era tanta correria que mal podíamos dar atenção a todos. Sempre tinha algo a fazer. Houveram fatos curiosos (“Tenho que ir assistir a palestra do mestre Ademir Carchano“, ou “YMCA do Village People! Ganhei! Ganhei! Ganhei!“), e em suma, foi um bom evento, muito divertido.