MSXRio’2013

17º Encontro Carioca de Usuários de MSX, MSXRio’2012: SESC Engenho de Dentro, nos dias 9 de março, 31 de maio e 1 de junho, e 19 de outubro.

Em 2013 mantivemos a constante de 3 encontros: Em 9 de março (um sábado), no feriado de Corpus Christi (2 dias, sexta e sábado) e em outubro (uma semana depois do Dia das Crianças). As datas foram decididas com a opção de serem espaçadas, e com isso facilitar a vida de todo mundo, que não pode ir a um dos encontros, mas pode ir a outros. Abaixo vocês tem os relatos de como foram os encontros.

9 de março

A primeira MSXRio’2013 ocorreu no dia 9 de março de 2013, no mesmo local de sempre. O SESC sempre nos é tão solícito,e já encontramos a sala com mesas já disponíveis. Ainda pedimos mais algumas (tipo, o dobro), e armamos o evento.

Nesse encontro fizemos uma tentativa, de reunir o maior número de fabricantes de MSXs em um encontro só. Uma das belezas do padrão é ver tantas máquinas de tantos fabricantes diferentes. E os participantes não economizaram. Houveram lá micros feitos pelos seguintes fabricantes:

  1. Mitsubishi
  2. Sony
  3. Spectravideo
  4. Toshiba
  5. Yamaha
  6. Sanyo
  7. Philips
  8. Victor (JVC)
  9. Panasonic
  10. Gradiente
  11. Sharp do Brasil

Tivemos em alguns casos até mais do que um micro do mesmo fabricante. Mas nossa prioridade era reunir, em uma sala só, o maior número de fabricantes possíveis. E conseguimos quase uma dúzia de empresas que produziram para o padrão MSX. Muito bom, parabéns a todos os envolvidos!

Dessa vez tivemos menos pessoas presentes, mas um grupo sempre animado. Como sempre, o evento cresceu no período da tarde, o grupo MSXRio realizou um número razoável de vendas e tudo ocorreu bem. Tivemos também o sorteio, feito num MSX (obviamente) de camisas, cordões e fanzines.

Uma das coisas a se ressaltar foi agora a nova formação da Tecnobytes, na figura do Rogério Belarmino, do Ricardo Oazem e do Ritcho Sam, e que eles não se limitarão a desenvolver hardware só para MSX. Eles intencionam expandir o círculo para outras plataformas, o que é bom. Afinal, não somos tão ciumentos assim. Outra coisa foi o início das comemorações dos 30 anos do MSX,e que atingirão o seu ápice na MSXRio de maio/junho desse ano.

Uma das coisas mais bacanas é ver gente nova, e nesse encontro tivemos algumas pessoas que nunca vieram numa MSXRio e voltando. Nisso destacamos o Sérgio, o Fabrício e outros. Esperamos que tenham gostado, voltem mais vezes!

Outro fato curioso dessa MSXRio foi a onipresença de monitores LG M1721a. Simplesmente TODOS os micros ligados usavam um monitor desses, da LG. Ah, se a LG vê isso… É um filão que ela poderia muito bem explorar. Afinal, esse monitor é o queridão das comunidades retrocomputacionais, já que ele funciona a 15,5 Khz de frequência horizontal no modo VGA. Se você tiver um cabo com um circuito de conversão de sinal, você tem um MSX num monitor VGA. E funciona. Além dele, alguns Samsung Syncmaster 510N, que também permitem isso.

A conclusão de todos é que a MSXRio, como sempre foi um encontro maravilhoso. Nosso muito obrigado a todos que vieram, e fizeram dessa uma MSXRio ainda maior e melhor do que as anteriores.

Que venha maio/junho!

31 de maio e 1 de junho

19 de outubro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *